Cameron marca referendo<br>sobre UE

O pri­meiro-mi­nistro bri­tâ­nico, David Ca­meron, anun­ciou, no sá­bado 20, a re­a­li­zação de um re­fe­rendo sobre a per­ma­nência do Reino Unido na União Eu­ro­peia, no pró­ximo dia 23 de Junho.

Na sua de­cla­ração sa­li­entou que o go­verno bri­tâ­nico de­fen­derá a con­ti­nui­dade do país numa «Eu­ropa re­for­mada», acres­cen­tando que as ex­cep­ções às re­gras co­mu­ni­tá­rias ne­go­ci­adas na vés­pera com os lí­deres dos res­tantes es­tados-mem­bros dão ao país «o me­lhor dos dois mundos».

Mo­mentos de­pois, cinco mem­bros do go­verno bri­tâ­nico de­mar­caram-se da po­sição ofi­cial e anun­ci­aram que vão fazer cam­panha pela saída da UE. Trata-se do mi­nistro da Jus­tiça, Mi­chael Gove, do mi­nistro do Tra­balho e Pen­sões, Iain Duncan Smith, da res­pon­sável bri­tâ­nica para a Ir­landa do Norte, The­resa Vil­liers, do mi­nistro da Cul­tura, Meios de Co­mu­ni­cação e Des­porto, John Wit­ting­dale, e do líder da Câ­mara dos Co­muns, Chris Gray­ling.




Mais artigos de: Europa

A indústria das privatizações

A venda de pa­tri­mónio pú­blico a preços de saldo trans­formou-se numa lu­cra­tiva in­dús­tria para um pe­queno cír­culo de em­presas ju­rí­dicas, de con­sul­ta­doria e fi­nan­ceiras.

«Os oito» absolvidos

O pro­cesso contra oito sin­di­ca­listas da Airbus em Es­panha ter­minou, dia 17, com a ab­sol­vição dos ar­guidos, dando o tri­bunal como não pro­vados os factos da acu­sação.

Veolia condenada

Um tribunal francês, na cidade de Puteaux, condenou na semana passada a multinacional Veolia por ter reduzido o débito de água a uma família com várias facturas em atraso. O juiz considerou que o acto da concessionária fere o direito a uma habitação condigna, que...

De Lesbos com ardor… (II)

Aos que sobrevivem à precária travessia do mar Egeu – e cuja travessia segura por ferry custaria apenas cinco euros – sobram ainda muitos milhares de quilómetros até ao destino que almejam. À chegada a Lesbos são direccionados para...